domingo, 1 de maio de 2011

O ERP nas PME's

Adotar um sistema ERP não é apenas um avanço tecnológico é um processo de mudança organizacional, uma vez que exigem disciplina e atualizações a todo o tempo, além de mexer com toda a estrutura de uma organização.

Sua implantação gera expectativas enormes e investimentos altíssimos.

Diante desse alto investimento como "implantá-lo" em uma PME?

Para isso é preciso que o executivo tenha claro sua real necessidade e pleno conhecimentos do negócio e saber como utilizar o sistema, além de treinar e desenvolver todos os envolvidos e fazer que os mesmos o aceitem, pois em uma pequena ou média empresa a cultura é menos flexível e os investimentos mais restritos.

Os fornecedores tem buscado fórmulas para oferecer pacotes que essas possam pagar, com um custo de implantação reduzido, uma vez que esse custo consome o dobro do investimento. Além de oferecer cursos de capacitação para os clientes, só assim eles poderam obter melhor proveito desses sistemas; uma vez que em muitas PME's falta conhecimento básico sobre as ferramentas dificultando assim a venda.

A TOTV's, empresa originada da Microsiga para atender esse público, reconhece que chegar a esses clientes não é tarefa fácil uma vez que "ERP com preço competitivo e canal não é tudo. É preciso ter um jeito especial para atender e também saber se relacionar com essas empresas".